In SAÚDE&NUTRIÇÃO on
22 de outubro de 2017

VAMOS TEMPERAR!

Você já parou para pensar no que realmente deixa um prato saboroso? Já parou pra pensar no que faz com que cada prato tenha um sabor diferente do outro? TEMPEROS! Eles são mais uma forma caseira de utilização das plantas medicinais!


Cada vez que estamos cozinhando, temos a liberdade e oportunidade de escolher diferentes temperos, para que estes confiram à preparação uma combinação de aromas e sabores diferentes. Nossa natureza é rica e nos oferece mil e uma opções!

Temperos são a chave de uma boa preparação! E mais, além de conferir esta variedade imensa de sabores, conferem também algumas propriedades terapêuticas, que podem ir de uma ação antiinflamatória até uma ação antioxidante.

Especiarias são importantes fontes de compostos bioativos, com diversas aplicações. Podem inclusive proteger os alimentos contra a oxidação, principalmente no caso de alimentos gordurosos.

Alecrim, coentro, endro, manjericão, orégano, cúrcuma, cardamomo, cominho, sálvia, tomilho, cravo-da-índia, mostarda, canela, gengibre, noz moscada, erva-doce, pimentas e por aí vai. A variedade é grande e ainda temos a opção de combinações, misturando diferentes ervas e especiarias, que a cada vez podem resultar em um diferente toque de sabor.

Veja também:

A cúrcuma, conhecida popularmente como açafrão da terra, por exemplo, é um tempero que merece grande destaque. Dentre suas inúmeras ações, podemos citar seu poder antiinflamatório, antioxidante, digestivo, imunomodulador, atuante no controle do colesterol sanguíneo e anticancerígeno.

E para falarmos de um tempero super conhecido, não podemos esquecer do orégano, que apresenta características analgésica, estimulante da digestão, expectorante, antibacteriano, estimulante da resposta imune, antioxidante, antiinflamatório e preventivo de crises alérgicas.

As ervas aromáticas podem complementar o uso do sal, dando um toque especial aos pratos do dia a dia. Adicionam nutrientes e compostos bioativos e assim são consideradas fundamentais no processo de antienvelhecimento.

Lembre-se sempre da importância de explorar a variedade de temperos que temos à nossa disposição, evitando utilizar todos os dias o mesmo tempero. Aproveite tudo que a natureza lhe oferece e vamos temperar!

Previous Post Next Post

Leave a Reply

Veja também