In MODA on
21 de outubro de 2017

POR QUE OS COLABORADORES MAIS TALENTOSOS ABANDONAM AS EMPRESAS?

Photo by rawpixel.com on Unsplash

Quantas vezes já ouvimos colegas, ou nós mesmos reclamando do trabalho. Fato que ocorre com a maioria. Pessoas desmotivadas, em conflitos com os colegas, problemas de relacionamento e de comunicação, falta de visão e direcionamento, projetos desacreditados, problemas com a liderança e vários outros fatores se juntam a lista. A primeira constatação é que as PESSOAS não reclamam da falta de uma sala de jogos ou de um ambiente descontraído como Google ou Facebook. Poucos reclamam de salários ou de horários inflexíveis. As PESSOAS reclamam basicamente das PESSOAS, e quase tudo desemboca em Gestão de PESSOAS.


 Há um nível ótimo de estresse em que as pessoas produzem muito, porém a partir de um determinado nível de estresse as pessoas não conseguirão produzir resultados satisfatórios. As pessoas precisam se sentir seguras e ter liberdade para trabalhar. Muitos profissionais reclamam que seus líderes são verdadeiros ditadores e autoritários e que não permitem o erro e geram um ambiente hostil para os colaboradores com cobranças desnecessárias.

Um dos principais ingredientes da motivação é o desafio dado. O desafio precisa ser na medida certa e compatível com as competências. Ele não pode ser impossível de ser realizado para não gerar frustração, mas também não pode gerar ociosidade. Um profissional acomodado e sem desafios é um profissional desmotivado.

“As emoções são contagiosas. Todos sabem disso por experiência. Depois de um bom café com um amigo, você se sente bem. Quando encontra um balconista rude em uma loja, se sente mal.” – Daniel Goleman

Nunca dar feedback negativo em público. Elogie em público, chame a atenção no particular. O líder deve apontar com assertividade os pontos fortes do colaborador e seus pontos a desenvolver. E jamais, jogar colaboradores uns contra os outros. Fazer joguinhos e fofocas. Somente com feedback adequado as PESSOAS se sentirão valorizadas com as competências que tem e saberão exatamente quais pontos devem ser desenvolvidos.

Muitas empresas reclamam que seus colaboradores não são criativos, mas sem um ambiente propício ao desenvolvimento de inovação e de ideias, então qualquer esforço será em vão. A empresa precisa criar um ambiente propício à geração de inovação e de ideias.  Ou seja, motivar o colaborador a se sentir útil. Pessoas seguem pessoas, não seguem máquinas ou robôs. Pessoas precisam de ícones para se desenvolver. Se os colaboradores não tiverem um nível mínimo de admiração por seu líder, dificilmente irão segui-lo.

Previous Post Next Post

Leave a Reply

Veja também