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7 de julho de 2017

5 atitudes para melhorar sua imunidade no inverno




O frio vem chegando, aquele ventinho gelado soprando no rosto e as temperaturas caindo ainda mais no final do dia. E aí começam a aparecer com frequência os resfriados, gripes, dores de garganta. Você se identificou? Como anda a sua imunidade no inverno?

Esse é um período do ano que pede alguns cuidados essenciais com o seu corpo, sendo fundamental buscar aumentar a capacidade do seu sistema imunológico. E a nutrição é um importante aliado neste momento!

Para fortalecer seu sistema imunológico, você precisa nutrir com eficiência suas células de defesa. Ou seja, ingira alimentos densos em nutrientes, que fornecem ao seu corpo grande quantidade de vitaminas, minerais e compostos bioativos, que vão favorecer o bom funcionamento das suas células imunológicas.

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ATITUDE 1:Mantenha durante o inverno a adequada ingestão de vegetais! Legumes, verduras e hortaliças são alimentos que fornecem muitos nutrientes que melhoram nosso sistema imune. Em dias frios, aposte em vegetais quentinhos, que podem te auxiliar nesta ingestão. Prepare ao bafo, assados, refogados. Isso pode lhe ajudar muito!

ATITUDE 2: Podemos contar também com o uso dos chás! O chá pode ser uma excelente opção, pois além de fornecer várias substâncias que fortalecem a imunidade, é quentinho e cai muito bem no frio. Bons exemplos são o gengibre e a cúrcuma. O chá de gengibre funciona como um excelente antiinflamatório e o chá de cúrcuma apresenta uma potente atividade antioxidante, combatendo os radicais livres.

ATITUDE 3: Limão! É um alimento rico em vitamina C, que atua como um antioxidante e modula os parâmetros imunológicos, contribuindo no aumento da imunidade. Temos também o alho, que apresenta excelente função imunoprotetora, uma vez que contém nutrientes importantes para o funcionamento do sistema imune.

ATITUDE 4: É importante lembrar-se de manter o intestino saudável. Afinal, ele é um dos grandes órgãos imunológicos do seu corpo. Ingerir vegetais contribui na ingestão de fibras, importante para a saúde do intestino. Fazer uso de probióticos também pode ser uma excelente estratégia para manter o equilíbrio da sua microbiota intestinal e favorecer a adequada absorção de nutrientes. E claro, beba muita água! No frio nosso corpo também precisa dela.

ATITUDE 5: Você já ouviu falar do própolis? Ele promove o aumento da proliferação de células imunes, contém substâncias que apresentam ação bactericida e fungicida, além de ter efeito antioxidante e reduzir bactérias patogênicas intestinais. Ele pode auxiliar muito no fortalecimento da sua imunidade.

Que tal um potente chá para aumentar sua imunidade? Vamos lá! Primeiramente ferva 2 xícaras de água com 1 colher de sopa de gengibre e mantenha em fogo brando por cerca de 5 a 10 minutos. Desligue o fogo e adicione suco de ½ limão e 1 dente de alho macerado e mantenha abafado por mais 5 minutos. Adicione 10 gotas de própolis e está pronto. Tome este chá e dê aquele “up” que sua imunidade precisa!

Um grande abraço.

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